sábado, 10 de março de 2012

OS HERÓIS DA TV MANCHETE



A Rede Manchete foi sem dúvida à emissora de televisão que mais marcou a minha geração, pois os heróis da TV Manchete eram os nossos ídolos e queríamos ser iguais a eles. As séries tokusatsus, Jiraya, Jaspion, Winspector, Solbrain e Kamen Rider Black RX alegravam os meus dias. Os animes “Saint Seiya” e “Yu Yu Hakusho” também me fizeram muito feliz. Neste artigo, eu pretendo contar um pouco sobre os heróis da Rede Manchete, os guerreiros que marcaram os corações das crianças da minha geração.

“Saint Seiya”, conhecido também como “Os Cavaleiros do Zodíaco”, foi o desenho animado que mais marcou a minha infância. Esse anime fez um estrondoso sucesso, pois as crianças amavam os cavaleiros de bronze que combatem as forças do mal. Infelizmente, muitos evangélicos dessa época demonizaram esse desenho (aliás, os crentes sempre precisam de um bode expiatório para demonizar) e nem se deram ao trabalho de observar os princípios morais que são ensinados nesse anime. Eu aprendi muitos valores e princípios nesse desenho; e isso cooperou para eu me tornar no homem que sou hoje. Se eu sou bom e honesto é graças aos desenhos que eu assistia e ainda assisto. Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix são os heróis que eu admiro e me espelho. Esses jovens cavaleiros de bronze são bons e honestos; e estão dispostos a morrer para salvar os outros. Os cavaleiros de bronze não vivem para si mesmos, mas, sim, para a justiça. Infelizmente, muitos evangélicos precisam aprender essas coisas.

O anime “Yu Yu Hakusho” também me fez muito feliz. Yusuke Urameshi, Kazuma Kuwabara, Kurama e Hiei são heróis que também marcaram toda uma geração. Todos esses heróis foram ruins no passado, mas se arrependeram e se converteram de seus maus caminhos. Eu torcia por Yusuke e seus amigos para que eles triunfassem sobre as forças do mal. Esse anime, como quase todos os desenhos japoneses, mostra muito o valor da amizade. Urameshi e Kuwabara eram inimigos no passado, mas depois se tornaram grandes amigos perdoando um ao outro. Apesar de Yusuke ser filho de Raizen (um youkai) ele não seguiu o caminho de seu pai. Os heróis desse desenho são honrados e dignos de meu respeito, pois eles abandonaram a maldade e ousaram ser bons. “Yu Yu Hakusho” é realmente um anime magnífico.

“Jiraya - O Incrível Ninja” foi à série tokusatsu que mais marcou a minha infância, pois o Toha, que foi criado por Tetsuzan, sucessor da família Togakure, era o meu maior herói. Eu delirava assistindo as aventuras de Jiraya e torcia para que ele vencesse os malfeitores. Barão Owl é um cavaleiro cristão aliado de Jiraya que ajuda o herói a combater as forças do mal. Barão Owl é um tipo de cavaleiro medieval que é adepto do Cristianismo, ou seja, até a série Jiraya têm princípios cristãos. Dokusai, o maior vilão da série, junto com a Família de Feiticeiros, sempre tentam destruir Jiraya, mas o herói sempre prevalece sobre o mal. O Jiraya foi o grande herói da minha infância.

As séries tokusatsus, Winspector, Solbrain, Jaspion e Kamen Rider Black RX também alegaram muito o meu coração quando eu era apenas uma criança. Eu soube que o Jaspion (ator) é um irmão em Cristo, isto é, ele é cristão, assim, como eu. Bem que eu percebi que a história do Jaspion é um plágio da Bíblia (plágio no bom sentido).

A gloriosa TV Manchete foi uma emissora maravilhosa que proporcionou muita alegria as crianças da minha geração. Como a Rede Manchete faz falta. Eu sinto muita a falta desses heróis japoneses que alegravam os meus dias. Como eu nunca tive um pai, foram esses heróis que preencheram o lugar da minha referência paterna. Eu sou uma pessoa boa graças aos heróis que eu me espelhava quando criança e me espelho até hoje. Graças a Deus, eu tive bons exemplos na vida, como os heróis japoneses.

4 comentários:

Pedro Quina disse...

Muito bom texto meu amigo, posso nao ter vivido na época da gloriosa mas conheço e muito bem Jaspion, Jiraya. Saint Seya e YU YU Hakusho,E FALANDO EM Yu Yu este é o anime favorito de minha namorada, irei pedir pra que ela faça a analise deste classico e vamos dedicar ela a vc, pois é um irmão em Cristo que ve as coisas boas dos animes

Reflexões de Filipe Levi disse...

Eu gosto muito de Yu Yu Hakusho também. Se precisar de minha ajuda para fazer alguma análise (sobre algum desenho que eu conheça), pode contar comigo. Fico feliz que você tenha gostado deste meu artigo.

Pedro Quina disse...

mitiveiv Realmente precisamos de pesoas como vc na equipe do animanalisys, se vc quiser claro.

Se quiser saber como funciona nosso blog e quiser fazer parte da equipe, crie um skpe pra podermos conversar e eu poder te explicar como funcionam as analises e te dar boas dicas de bons animes

Gostaria muito de ter vc em nossa equipe
Fique com Deus meu amigo

Reflexões de Filipe Levi disse...

Pode contar comigo, meu amigo. Mas, eu não tenho Skpe, portanto, terá que ser no MSN mesmo.