sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O VINGADOR


“Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelho o traje e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar? O lagar eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo. Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado. Olhei, e não havia quem me ajudasse, e admirei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu próprio braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. Pisei os povos na minha ira, embriaguei-os no meu furor, derramando por terra o seu sangue”. (Isaías 63:1-6)

Desde o Antigo Testamento, Deus castiga os povos que se rebelam contra os seus mandamentos e oprimem o seu povo. Deus levanta uma nação para castigar outra nação. O Altíssimo, que domina os reinos dos homens, estabelece no poder a quem Ele quer. Deus é soberano e faz o que quer com os povos da Terra. Deus é justo e implacável com os pecadores que não se arrependem de seus pecados. O Altíssimo levanta nações para promover a justiça. O Estado, que é ministro de Deus, é estabelecido pelo Altíssimo para punir os culpados. O Todo-Poderoso salva e vinga o seu povo. Deus é o Vingador do sangue inocente. Durante anos, eu duvidei da justiça divina, mas, hoje, eu confio no meu Deus, e sei que Ele vingará todos os inocentes.

“Atendei, ó estúpidos dentre o povo; e vós insensatos, quando sereis prudentes? O que fez o ouvido, acaso não ouvirá? E o que formou os olhos, será que não enxerga? Porventura quem repreende as nações, não há de punir? Aquele que aos homens dá conhecimento? O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos”. (Salmo 94:8-11)

Deus não é surdo, cego e nem burro. Ele sonda as mentes e os corações, ou seja, Ele sabe de todas as coisas. Deus está em todos os lugares, isto é, Ele está nos extremos do céu e nas profundezas do mar. Não há como fugir de sua presença. Deus é amoroso e misericordioso com os pecadores arrependidos. Entretanto, quando os pecadores não se arrependem e não se desviam de seus maus caminhos, Deus pesa as suas mãos sobre eles. Na verdade, até quando o pecador se arrepende, ele arca com as conseqüências de seus pecados, no entanto, ele é perdoado e justificado.

“Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence à vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”. (Romanos 12:17-19)

O capítulo 12 da Carta aos Romanos ensina ensinamentos que já tinham sido ensinados no Antigo Testamento. O capítulo 13 dessa mesma Carta também foi inspirado pelo Espírito Santo, mas muitos cristãos preferem ignorar isso. A Bíblia nos ensina que não devemos nos vingar, mas, sim, entregar a vingança nas mãos de Deus. Muitas vezes, Deus usa o Estado para retribuir as boas obras para os cidadãos de bem e as más obras para os malfeitores. Há diferença entre a vingança pessoal e a justiça devida aplicada pelas autoridades legalmente constituídas.

Deus é o Rei das Nações e o Senhor dos Povos. Nada foge do controle de suas mãos. Deus estabelece reis e depõe reis segundo a sua vontade. Todos os maus governantes prestarão contas a Deus por seus erros cometidos contra o povo, e terrível coisa é cair nas mãos do Deus Vivo. Todos os malfeitores comuns prestarão contas a Deus também, porque Deus é o Justo Juiz. A sua essência é o amor, mas o seu princípio é a justiça.

2 comentários:

Dj Ero Senin disse...

Exato meu grande amigo

Deixe que Deus cuide de tudo

porque el é justo

o justo juiz

e se aqui os maus nao pagarem

pagarão no porvir

Fique com Deus

Reflexões de Filipe Levi disse...

Penso exatamente assim, meu amigo. Deus é soberano e justo. Portanto, Ele sabe o que faz.