terça-feira, 21 de junho de 2011

O DOMÍNIO DO ALTÍSSIMO




A cada dia que passa tenho aprendido mais sobre a soberania de Deus e estou impressionado com o cuidado do Todo-Poderoso em relação ao Universo. Deus criou o Sol, a Lua, as estrelas e os planetas, e Ele tem o controle sobre todas essas coisas. Inclusive, Deus tem o total domínio sobre a Terra, porque nada foge do controle de suas mãos. Mesmo quando a Igreja de Cristo é perseguida, Deus não perde o controle da situação. O Deus Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e coloca no poder a quem Ele quer. Deus estabelece os governantes do mundo e também levanta heróis para derrubá-los quando eles não cumprem com os seus deveres. Quando o Império Romano perseguia a Igreja Primitiva, Deus teve o propósito de expandir o Evangelho através das perseguições. É justo nos países que têm mais perseguição que o Evangelho prolifera. Deus é soberano e sabe muito bem o que faz. Por isso, devemos confiar em Deus e descansar n’Ele, sabendo que Ele tem o melhor para nós.



“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. (1 Timóteo 2:1-4)



Nesta Carta de Paulo, vemos claramente que esse apóstolo ensinou que o dever dos cristãos é interceder a favor de todos os homens, principalmente, em favor das autoridades governamentais. Geralmente, os cristãos ficam demonizando as autoridades constituídas, mas não é isso o que Jesus Cristo e os apóstolos ensinaram, pelo contrário, o Messias e os seus apóstolos ensinaram que os cristãos devem cumprir com os seus deveres cívicos, como, por exemplo, se submeter ao Estado e pagar os tributos e impostos devidos. Deus estabelece as autoridades governamentais para que haja lei e ordem na Terra. Se os políticos, magistrados, militares e policiais não cumprem com as suas obrigações, eles prestarão contas a Deus. Deus é justo e cobrará de todos as suas obras. Mas, a Igreja de Cristo tem que fazer a sua parte, que é orar a favor das autoridades e ajudá-las em tudo o que for necessário. Neste trecho bíblico, quando o apóstolo Paulo disse “todos”, ele se referiu a todas as classes, e não a todas as pessoas.



Ultimamente tenho me preocupado com a situação dos povos árabes que sofrem nas mãos de ditadores cruéis. Em muitos artigos eu defendi os judeus (um povo que admiro muito), mas não tenho nada contra os árabes. Inclusive, tenho orado constantemente em favor dos povos árabes para que eles se convertam e sejam abençoados por Deus. O Altíssimo ama todos os povos, porque Ele é o Rei das Nações.



Outra coisa que me preocupa é o caso de alguns políticos quererem divulgar os documentos secretos da Ditadura Militar. Quero deixar bem claro, que apesar de eu defender constantemente os militares nos meus artigos, eu jamais apoiaria um regime execrável como a Ditadura Militar. Eu acho que o certo é divulgar esses arquivos da Ditadura Militar mesmo, mas o que me amedronta é os militares de linha dura se desesperarem e tentarem dar outro golpe e tomar o poder.



Apesar dessas minhas preocupações (que são justificáveis) eu sei que Deus tem o domínio sobre todos os povos, e nada foge de seu controle. Eu reconheço que preciso aprender a confiar mais em Deus (Ele é digno de minha confiança), pois Ele é Onisciente e sempre soube o que faz. No passado, eu desejava morrer e era muito infeliz, mas, hoje, eu sei que sou importante para Deus, e de que Ele domina sobre a minha vida e o mundo. Louvado seja Adonai, hoje e sempre.

Nenhum comentário: